Nossa viagem foi pensada em função da Páscoa e meu pai sugeriu que montássemos um roteiro para que na Quinta-feira Santa estivéssemos em uma cidade espanhola que tivesse as típicas Procesiones da Semana Santa.
Escolhemos Zaragoza por sua localização - a 325km de Madrid, nosso primeiro destino - além da sua tradição de 700 anos das festividades dos dias que antecedem a Páscoa.
Partimos de Puerta de Atocha em um trem de alta velocidade - que atinge até 300 km/hora! - e chegamos ao nosso destino em exatas 1 hora e 24 minutos.
Da Estação de trem Delicias fomos para o hotel utilizando o transporte público municipal, sugestão da atendente do balcão de informações ao turista, e nos custou €2,10.
O hotel NH Ciudad de Zaragoza, reservado com bastante antecedência, foi cuidadosamente escolhido por sua localização - muito próximo à Basílica de Nuestra Señora del Pilar: região de concentração e ponto de partida de parte das 24 Confrarias de Zaragoza.
Basílica de Nuestra Señora del Pilar |
Na quinta-feira, por volta das 19h e com indicações do guia da cidade, estávamos na Iglesia de Santa Isabel para acompanharmos à primeira procissão do dia. Depois, foi só seguir o barulho dos tambores e cornetas para encontrarmos as outras Confrarias.
Ficamos na rua até meia-noite - querendo esquecer o fato de que quase nos perdemos em pleno centro de Zaragoza - e conseguimos assistir a 4 diferentes procissões.
Mesmo eu não sendo católica, foi muito emocionante presenciar a paixão que os espanhóis tem por suas procissões da Semana Santa. Um momento que vale mais que mil palavras...
Nenhum comentário:
Postar um comentário