Quem viaja se expõe a algumas situações: você conhece lugares, pessoas e línguas novas, anda por ruas desconhecidas e se aventura de mil maneiras. O imprevisto pode acabar fazendo parte das histórias que serão compartilhadas na volta. Para que estas histórias sejam engraçadas ou dramáticas depende, em grande parte, de um bom planejamento. Confira abaixo 32 dicas que garantirão o sucesso da viagem daqueles que, assim como eu, amam estar sempre de malas prontas. Leia e divirta-se! (dicas retiradas do site Terra)
1. A maioria das empresas aéreas exigem no check-in apenas um bilhete eletrônico ou um código de reserva. Para evitar qualquer problema, não esqueça de imprimi-los e guarde-os junto com seu passaporte e outros documentos.
2. Faça uma fotocópia reduzida de seu passaporte e deixe o original bem guardado quando for andar pelas ruas. Evite também deixar todos seus meios de pagamento e seu passaporte no mesmo lugar, sob risco de perder tudo de uma só vez; deixe sempre separada uma quantia de dinheiro na carteira.
3. Viaje na baixa temporada. A maioria dos lugares têm as mesmas opções de diversão com menos turistas.
4. Acompanhe seus gastos. Anote-os para não ter surpresas desagradáveis e terminar a viagem contando cada moedinha.
5. Emita um cartão de débito pré-pago, assim você não gastará mais do que pretendia. Vários bancos já dispõem dessa opção, apenas preste atenção se o seu nome está impresso no cartão - eu tive problemas com pagamentos no Visa Travel Money expedido pelo Banco do Brasil, pois eles não emitem o cartão no seu nome.
6. Verifique as taxas de seu cartão para saque e pagamento no exterior. Lembre-se dos 6,38% de IOF que é cobrado por compras no exterior feitas no cartão de crédito.
7. Tenha um pouco da moeda local na sua chegada. Trocar dinheiro no aeroporto costuma ser caro. Caso seja necessário, troque o mínimo; prefira sacar dinheiro em caixas eletrônicos.
8. Caso o orçamento esteja apertado, compre comida e bebida em supermercados para fazer seu café da manhã. Lembre de sempre levar uma garrafa d'água para o quarto do hotel.
9. Reserve seu hotel com antecedência, procurando um que seja confortável e seguro. Procurar alojamento pela cidade após uma viagem cansativa pode ser uma dor de cabeça.
10. Converse com garçons, atendentes locais e recepcionistas de hotéis - eles podem dar bons conselhos sobre lugares para visitar e costumes do lugar.
11. Compartilhe informações com outros viajantes: quem gostou muito, irá recomendar; quem teve uma péssima experiência terá o maior prazer em avisar. Pesquise na internet dicas antes de embarcar.
12. Visite os lugares turísticos, mas também fuja de roteiros tradicionais e tente conhecer, além da cidade dos turistas, a cidade dos locais.
13. Entenda que você nunca terá tempo para ver tudo, relaxe, e aproveite as coisas que você puder ver.
14. Ao chegar em uma cidade, pegue um mapa para ter uma referência. Aprenda a se perder numa cidade desconhecida: você pode descobrir lugares inesperados.
15. Carregue um lanchinho na sua mochila quando estiver passeando, para não ser incomodado por uma fome repentina e ter que encurtar sua visita para procurar um lugar para comer.
16. Coma em mercados de rua, e almoce menus nos lugares onde almoçam os habitantes locais em horário de trabalho; é uma garantia de preço razoável e, muitas vezes, de uma boa refeição.
17. Informe-se sobre preços de táxi para não ser enganado. Em alguns lugares, os táxis não têm taxímetro. Neste caso, pergunte o preço na saída para evitar surpresas desagradáveis na chegada - Buenos Aires se encaixa perfeitamente nessa dica!!
18. Investigue os meios de transporte público tanto na cidade quanto para ir do aeroporto até seu hotel, é super tranquilo e bem mais barato.
19. Preste atenção em sua carteira e sua bolsa\mochila; não seja o típico turista distraído.
20. Antes de sair para beber, planeje direito como voltar. Afinal, rondar bêbado à noite por uma cidade desconhecida é um bom jeito de arranjar confusão.
21. Use jaquetas com bolsos internos para guardar as coisas mais importantes, isso dificultará roubos e perdas.
22. Para prevenir os efeitos de um voo longo, beba muita água antes de sua viagem. Comece 24 horas antes de viajar.
23. Leve um kit de remédios contra diferentes dores e doenças que poderiam estragar sua viagem: diarreia, náuseas, dores de cabeça, dores musculares e febre, alguns países dificultam a compra de medicamentos. Pense também em levar protetor solar e band-aids.
24. Tenha um diário com você para anotar lugares que visitou, coisas diferentes das que gostou e lembranças em geral. Essas anotações ganharão muito valor daqui a alguns anos.
25. Verifique com antecedência a voltagem do lugar para onde você vai e o tipo de tomada, para poder prever um adaptador. Algumas lojas já vendem adaptadores universais.
26. Ao planejar uma viagem para o exterior, verifique se o país exige um visto e quanto tempo é necessário para obter o visto em questão. Lembre-se também da validade mínima de seis meses do seu passaporte.
27. Ao chegar na imigração, esteja preparado para prestar as informações necessárias para responder às perguntas dos funcionários da alfândega: data de volta, endereço do seu hotel e propósito da viagem.
28. Cuidado para que os produtos líquidos da sua bagagem de mão não tenham mais de 100 ml, caso contrário, eles podem ser apreendidos.
29. Ao viajar com linhas "low coast", fique esperto no limite de peso. Estas empresas aéreas cobram passagens baratas, mas com limite de quantidade e peso, e cada quilo extra custa caro - eu mesma passei por isso viajando na British Airways, pois eles só aceitam uma mala despachada por passageiro, sob pena de pagar uma taxa de 50 euros por volume excedente.
30. Ao estar numa cidade que você não conhece, vá ao aeroporto ou a estação de trem com bastante antecedência. Se você estiver em cima da hora, qualquer probleminha, erro de baldeação ou trânsito pode fazer com que você perca seu voo ou seu trem.
31. Compre lembranças pequenas e que não virem uma dor de cabeça para serem levadas. Afinal, o que vale mesmo é você ter se lembrado das pessoa queridas durante uma viagem especial.
32. Tenha uma agenda virtual de contatos, endereços e números de documentos importantes. Basta enviar um e-mail com os dados para o seu próprio endereço e proteger-se contra perdas e roubos.